David Lynch foi uma pessoa única. Com seu jeitinho estampado em tudo o que criava, o homem construiu um nome que fez jus a todo reconhecimento e sucesso de sua carreira. Uma vida de cigarros trouxe a conta que pra nós fãs, foi antes da hora. Uma hora que nunca deveria ter chego, mas está inclusa no pacote de simplesmente existir. Imagino que muitos de vocês estão maratonando e revendo as obras do mestre. Eu não quero fazer papel de google e só pontuar os filmes dele que mais gosto. Então resolvi fazer uma lista diferente: se você é fã de David Lynch, eis alguns filmes que me passam “a mesma vibe” (igual jamais) e que talvez você possa gostar.
Perfect Blue (1997) - Satoshi Kon
Enemy (2013) - Denis Villeneuve
Beau is Afraid (2023) - Ari Aster
Nightcrawler (2014) - Dan Gilroy
Spider (2002) - David Cronenberg
Jacob’s Ladder (1990) - Adrian Lyne
Sorry to Bother You (2018) - Boots Riley
Paddleton (2019) - Alexandre Lehmann
Eyes Wide Shut (1999) - Stanley Kubrick
Being John Malkovich (1999) - Spike Jonze
Dessa vez decidi não elaborar sobre os motivos. Então me diz o que você acha. E também se acrescentaria algum outro filme “lynchian vibes” nessa lista. Talvez eu também entre no esquema de maratonar os longas do pai. Também fui uma jovem impactada por seu trabalho. Se você não conhece, merece dar uma chance.
Aterrados Um policial e uma galera que lida com o paranormal, vão investigar uns rolê doidera acontecendo num bairro em Buenos Aires. Caralho que medo, que filme! Tenso do começo ao fim, traz todos os medos da criança latina em tela (risos), não depende de jumpscare… enfim. Viva o horror latino! Absolute Cinema.
Dahomey Artefatos que foram roubados por colonizadores franceses, são finalmente devolvidos pra Benin. O documentário acompanha essa jornada e debates sobre esse evento. A segunda parte é maravilhosa, é um ótimo doc além de lindo visualmente.
Witches Outro documentário maravilhoso que mostra a imagem das bruxas construída pelo cinema e a relação disso com a depressão pós-parto. Bem pessoal, cheio de dor e relatos que todos que se interessam por maternidade ou saúde mental deveriam dar uma chance. Mulheres: é nós por nós.
Saturday Night Acompanha o primeiro dia dos bastidores do programa indo pro ar. Gostei muito desse ponto de vista e achei o roteiro excelente. Sem mais, nem menos, bem pontual. Um elenco jovem mas ótimo também. Melhor do que eu imaginava! (por mais filmes onde cory michael smith exale essa aura de PUTO)
Strange Days Um ex policial agora é contrabandista de um paranauê de realidade virtual que faz os outros experienciarem emoções e vivências de outras pessoas. Mas aí coisas acontecem e nossa QUE FILME BOM DA PORRA. Aos fãs de scifi, por favor. Bom demais ser bissexual com Angela Bassett em tela com Ralph Fiennes que está o AUGE do sabor nesse filme.
The Window Uma criança mentirosa é testemunha de um assassinato e ninguém acredita nela pois: mentirosa. Risos. Mas caralho que filme OBRA PRIMA. Eu nem vou falar muito porque você merece essa experiência do zero. Assista agoraaaaaaaaaargh
The Loved Ones Um boyzinho declina uma gata pro baile e ela sequestra ele porque é uma mulher que vai atrás daquilo que quer!!!!! Risos. Bem gorezinho, no começo tava achando meio pombo mas do meio pro final ficou bom! Ai ai australianos, uma terapia né…
Get Away Não diverte como comédia, não assusta como terror. Uma família vai pra uma ilha, de férias, que aconteceram muitos assassinatos antes. Dei play pelo Nick Frost mas nossa senhora que filme ruim da porra. Não deu.
Abraço de Mãe Numa época de tempestade tropical no Rio, uma bombeira vai com a sua equipe atender um chamado num casarão meio fubango com gente fubanga e coisas acontecem. A Marjorie é nossa rainha do grito BR né? Diva. É uma boa história, com boa ambientação e tal. Viva o horror latino!
Stop Making Sense Bão demais música boa e deus abençoe a cabeça do david byrne né! Imagina ter visto aquilo tudo ao vivo, ícones! Deu até vontade de voltar a frequentar shows.
Amei essa lista!!!
Silencio, no hay banda <3